Buscar
  • Saren

Retrofit na iluminação do Shopping D, proporcionando economia de energia e conforto para clientes.



Localizado próximo ao terminal rodoviário da cidade de São Paulo, entre as estações Armênia e Tietê do Metro, o Shopping D possui inúmeras opções de compras, lazer e alimentação. Completam as opções deste centro de compras casas de câmbio, posto de emissão de passaporte, bicicletário, casa lotérica, além de ser um shopping amigo de cachorros, pois permite a circulação dos bichos com guia e coleira.


Preocupado com o elevado consumo de energia e com o objetivo de renovar o sistema de iluminação de suas instalações, o Shopping D se uniu à Saren -  Sistemas para Eficiência Energética,que realizou um projeto sob medida para a troca de mais de 5.800 lâmpadas e luminárias de espaços como praça de alimentação, de eventos, estacionamentos, áreas técnicas, administrativas e sanitários, o que proporcionou ambientes com melhor visibilidade, segurança e conforto para seus clientes, além de significativa redução de consumo.




Essa troca de iluminação convencional pelo Retrofit LED, da marca Philips, homogeneizou e mais que dobrou o fluxo luminoso em todos os ambientes. Além disso, a Saren analisou os diferentes potenciais de geração distribuída de energia renovável, identificando as melhores oportunidades para atender às demandas específicas do shopping.




Todo o trabalho realizado contou com investimento da Saren e será financiado através da economia que foi gerada na conta de energia do Shopping D, ou seja, não demandou nenhum investimento por parte do shopping, mas os benefícios financeiros e estruturais foram imediatos.


Para Thiago Amorim, Coordenador de Operações do Shopping, o projeto da Saren veio ao encontro das necessidades de adequação para maior conforto aos usuários do shopping. “Em cerca de dois meses o projeto foi executado e o modelo de lâmpadas e luminária se mostrou bastante confiável, sem apresentar nenhum problema”, avaliou. “Fizemos uma economia de energia considerável e redução de compra de lâmpadas de reposição. Agora, o shopping ficou com uma iluminação homogênea e as horas de trabalho da equipe de manutenção se tornaram quase zero”, considerou.




Informações técnicas:

  • Projeto com cerca 2700 (dois mil e setecentos) dispositivos instalados;

  • Redução de aproximadamente 75 (setenta e cinco) toneladas métricas de CO2eq. de dióxido de carbono por ano;

  • Diminuição do gasto com energia (kwh/dia) em mais de 60%.


Realização




0 visualização